META
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95% dos alunos com, no mínimo, nível de proficiência básico na Prova Brasil, nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental

Número ODS

Execução da Meta



Valor Base 2017 2018 2019 2020 - Projeção para
1° Sem 2° Sem 1° Sem 2° Sem 1° Sem 2° Sem 1° Sem 2° Sem - 2017-2018 2019-2020
Valores acumulados 1)88%
2)84%
3)82%
4)69%
-
1)91%
2)89%
3)88%
4)82%

1)95%
2)95%
3)95%
4)95%
Valores por período -
1)91%
2)89%
3)88%
4)82%

1)95%
2)95%
3)95%
4)95%

Informações adicionais sobre a execução da Meta

Para o monitoramento dessa meta, são considerados quatro indicadores, referentes ao desempenho dos alunos da rede municipal dos anos iniciais e finais do ensino fundamental na Prova Brasil, nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática. A atualização de seus resultados ocorrerá tão logo sejam divulgados pelo Governo Federal, o que deverá ocorrer em meados de 2018.


Status: Primeiro resultado previsto para 2º Semestre de 2018
Último dado disponível: -
Última atualização: janeiro/2018

  • Ficha TécnicaVer detalhes

    Ponto de partida

    Valor base
    1) Anos iniciais do EF, rede municipal (Língua Portuguesa): 88%;
    2) Anos iniciais do EF, rede municipal (Matemática): 84%;
    3) Anos finais do EF, rede municipal (Língua Portuguesa): 82%;
    4) Anos finais do EF, rede municipal (Matemática): 69%.

    Período base
    2015

    Projeção da meta

    2017-2018
    1) 91%
    2) 89%
    3) 88%
    4) 82%

    2019-2020
    1) 95%
    2) 95%
    3) 95%
    4) 95%

    Informações do indicador

    Descrição do indicador
    1) % de alunos nos anos iniciais do EF, da rede municipal, com proficiência, no mínimo, no nível básico na Prova Brasil, em Língua Portuguesa;
    2) % de alunos nos anos iniciais do EF, da rede municipal, com proficiência, no mínimo, no nível básico na Prova Brasil, em Matemática;
    3) % de alunos nos anos finais do EF, da rede municipal, com proficiência, no mínimo, no nível básico na Prova Brasil, em Língua Portuguesa;
    4) % de alunos nos anos finais do EF, da rede municipal, com proficiência, no mínimo, no nível básico na Prova Brasil, em Matemática.

    Fórmula de cálculo
    Número de alunos nos níveis de proficiência básico, proficiente e avançado na Prova Brasil, nos anos iniciais do EF, da rede municipal, em Língua Portuguesa / Total de alunos participantes da Prova, nos anos iniciais do EF, da rede municipal, em Língua Portuguesa (mesmo cálculo para matemática e para anos finais)

    Notas técnicas

    Nível de proficiência básico para Português é definido como pontuação acima de 149 em Leitura e Interpretação na Prova Brasil para o 5º ano e 199 para o 9º ano do ensino fundamental. Em Matemática, esses valores são de 174 em Resolução de Problemas para o 5º ano e 224 para o 9º ano.

    Unidade de medida
    %

    Frequência
    Bienal

    Fonte
    Ministério da Educação/ Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira

Informações Adicionais

janeiro/2018

Os dados referentes à proficiência na Prova Brasil ainda não foram divulgados. A última aplicação desta Prova ocorreu em 2017, mas seus resultados serão publicados somente em 2018. Com o objetivo de promover equidade nas aprendizagens e garantir que todos os alunos obtenham níveis satisfatórios de aprendizado, foram previstas ações específicas em todos os projetos mencionados nas metas relacionadas ao IDEB. Além disso, os projetos Apoio Pedagógico e Acesso e Permanência foram estruturados visando cumprir esses objetivos de maneira mais direta. O primeiro contempla, entre outros aspectos, ações voltadas à expansão e melhoria do atendimento aos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. Nesse mesmo projeto, estão previstas ações de formação para os profissionais da educação voltadas à garantia da aprendizagem dos alunos em contextos de vulnerabilidade, violações de direitos e/ou questões relacionadas a saúde mental. O projeto Acesso e Permanência prevê ações para a melhoria da capacidade do acolhimento das escolas, articulação com a rede de proteção social e aprimoramento do acompanhamento da frequência escolar e do aprendizado, com especial atenção aos alunos com risco de reprovação e/ou evasão escolar.