META
7
Esportes
Ampliar em 10% a taxa de atividade física na cidade de São Paulo.

Valor base
30.70%

Período base
2015

PROJETOS ASSOCIADOS
Sugerir projeto
A seguir há uma lista de projetos. Clique no cabeçalho para exibir seu conteúdo, clique novamente para fechar seu conteúdo.
  • Resultados esperados
    Democratizar, com qualidade, a atividade física e o lazer promovendo saúde, bem-estar e favorecendo o desenvolvimento humano. Conectar projetos e difundir a cultura da atividade física e do lazer.

    Justificativa
    São Paulo possui a menor frequência de adultos que praticam atividade física no tempo livre, 30,7%, segundo a pesquisa Vigitel (2015), que mede a faixa etária de indivíduos acima dos 18 anos. Não há uma política de lazer planejada e a taxa de inatividade física está em 16%, com tendência de aumento. A secretaria apoia ações, eventos e campeonatos, mediante contrapartidas, em geral, sem custos financeiros. Os equipamentos encontram-se em condições insatisfatórias para o pleno uso e necessitando recuperar a sua finalidade pública.

    "Adote um Clube" - Reformar e/ou realizar melhorias em pelo menos 50% dos Centros Esportivos (CEs), garantindo melhorias na acessibilidade.

    Realizar anualmente a campanha: "São Paulo uma cidade ativa"

    “Movimenta Sampa” - Aumentar em 30% ao ano o número de participantes nos programas de atividade física orientada

    "SampaCor" - reestruturação do calendário de corridas de rua incluindo o atual Circuito Popular de Corridas de Rua

    Ampliar em 30% ao ano o número de crianças e adolescentes participantes do Programa Clube Escola.

    Realizar 1 Virada Esportiva anual com atividades atingindo todas as regiões da cidade.

    Reestruturar e realizar anualmente os Jogos da Cidade.

    Garantir o funcionamento de pelo menos 80 Ruas de Lazer em um novo formato que inclui o lançamento das "Ruas de lazer Musicais"

    Lançar um aplicativo, garantindo ferramentas básicas de acessibilidade, que contribua para a promoção da prática de atividade física e de lazer.

    Reestruturar o calendário de eventos e campeonatos realizados com apoio da secretaria e que estimulem a atividade física na cidade