META
49
Garantir que 100% dos dados publicados pela Prefeitura estejam disponíveis em formato aberto, integrando ferramentas básicas de acessibilidade

Prog. de Governo

Número ODS

Execução da Meta



Valor Base 2017 2018 2019 2020 - Projeção para
1° Sem 2° Sem 1° Sem 2° Sem 1° Sem 2° Sem 1° Sem 2° Sem - 2017-2018 2019-2020
Valores acumulados 12.5 - 50 100
Valores por período - 50 100

Status: Primeiro resultado previsto para 1º Semestre de 2018
Último dado disponível: -
Última atualização: fevereiro/2018

  • Ficha TécnicaVer detalhes

    Ponto de partida

    Valor base
    12,50%

    Período base
    2016

    Variação 2013-2016
    12,50%

    Projeção da meta

    2017-2018
    50%
    +37,5% no biênio

    2019-2020
    100%
    +50% no biênio

    Informações do indicador

    Descrição do indicador
    Percentual de bases de dados publicadas em formato aberto com ferramentas básicas de acessibilidade em relação ao total de base de dados contidas no CMBD.

    Fórmula de cálculo
    Número de bases de dados publicadas em formato aberto com ferramentas básicas de acessibilidade e sem restrições de acesso/ total de base de dados contidas no CMBD.

    Notas técnicas

    Atualmente, a Prefeitura Municipal de São Paulo possui dois grandes portais para publicação de dados públicos (o Portal da Transparência e o Portal de Dados Abertos), além de disponibilizar um catálogo único em que se pode consultar todas as bases de dados produzidas pelos órgãos do Poder Executivo Municipal (o Catálogo Municipal de Bases de Dados).O Portal da Transparência é uma plataforma agregadora de diferentes dados e informações sobre a administração municipal de São Paulo, concentrando informações sobre as seguintes áreas: orçamento público; funcionalismo; compras públicas e licitações; contratos, convênios e parcerias; doações, comodatos e termos de cooperação; pedidos de acesso à informação; informações das Prefeituras Regionais e sobre as instâncias de Controle Social. O Portal de Dados Abertos é uma plataforma livre desenvolvida para agregar bases de informação amplas, alimentadas por cada unidade da administração municipal. O Catálogo Municipal de Bases de Dados (CMBD), por fim, objetiva divulgar uma listagem de todas as bases de dados produzidas pelos órgãos e entidades da Administração Municipal. O valor base para se chegar ao percentual dos dados publicados atualmente na Prefeitura considerou todos os dados do CMBD que estão em formato aberto são processáveis por máquinas e são acessíveis a toda a população. Dentro das 555 bases de dados publicadas no CMBD, foram analisadas 515 bases (as demais estavam inacessíveis e sem indicação sobre a extensão do arquivo). Dessas, 64 (12,5%) estão em formato aberto, são processáveis por máquinas e estão disponíveis a toda a população. Ao longo do processo de levantamento realizado para a formação da meta, percebeu-se que o CMBD encontra-se desatualizado em relação às bases de dados disponibilizadas no Portal de Transparência e no Portal de Dados Abertos, sendo necessário atualizá-lo para que, assim, seja constituído um único instrumento de controle interno, externo e social sobre a meta planejada. No que tange o CMBD, as ferramentas básicas de acessibilidade se referem aos dados em formatos não proprietários, processáveis por máquinas e sem restrições de acesso. Ademais, será adotado o Selo de Acessibilidade Digital para avaliar e certificar os sites municipais (e aqueles do setor privado interessados em receber a certificação), segudo critérios de acessibilidade para pessoas com deficiência

    Unidade de medida
    %

    Frequência
    Anual

    Fonte
    Catálogo Municipal de Bases de Dados (CMBD)

Informações Adicionais

fevereiro/2018

Em novembro de 2017 a Controladoria Geral do Município encaminhou ofício aos órgãos e entidades da administração municipal solicitando que fosse realizado o envio ou a atualização de suas informações para o Catálogo Municipal de Bases de Dados (CMBD).

 

Na intenção de auxiliar o correto preenchimento da planilha padrão para fornecimento dos metadados, a Divisão de Transparência Ativa e Dados Abertos (DTA) da Coordenadoria de Promoção da Integridade (COPI) elaborou um Manual do CMBD, o qual pode ser acessado na página do Catálogo:

http://transparencia.prefeitura.sp.gov.br/administracao/Paginas/cmbd.aspx

 

A solicitação de atualização do Catálogo permanece em vigor. Está em fase de consolidação de dados e averiguação dos já coletados junto à Administração Pública Municipal, no intuito de promover uma medição fidedigna e publicação de amplo conhecimento público para o próximo semestre.