META
7
Secretaria Municipal da Saúde
Transformar São Paulo em Cidade Amiga do Idoso, obtendo o selo pleno do Programa São Paulo Amigo do Idoso

Prog. de Governo

Número ODS

Execução da Meta



Valor Base 2017 2018 2019 2020 - Projeção para
1° Sem 2° Sem 1° Sem 2° Sem 1° Sem 2° Sem 1° Sem 2° Sem - 2017-2018 2019-2020
Valores acumulados NA - 1 3
Valores por período -

Previsão Inicial: Primeiro resultado no 2º semestre de 2018
Status da Meta: No prazo

Último dado disponível: -
Última atualização: julho/2018

  • Ficha TécnicaVer detalhes

    Ponto de partida

    Período base
    Não aplicável

    Projeção da meta

    2017-2018
    Assinatura do termo de adesão e obtenção do selo inicial

    2019-2020
    Obtenção dos selos intermediário e pleno

    Informações do indicador

    Descrição do indicador
    Selos (inicial, intermediário e pleno) adquiridos em conformidade com o Programa São Paulo Amigo do Idoso.

    Fórmula de cálculo
    Número acumulado de selos adquiridos

    Notas técnicas

    Selos Município Amigo do Idoso 1) Selo Inicial: sete ações obrigatórias (criar conselho municipal do idoso, realizar diagnóstico sobre as políticas para idosos, realizar diagnóstico junto aos idosos do município, ampliar cobertura vacinal de idosos, incluir ações voltadas para idosos no Plano Municipal de Saúde e de Assistência Social, realizar ações de promoção da saúde do idoso e de garantia de acessibilidade ao transporte público municipal); 2) Selo Intermediário: três ações obrigatórias (cadastrar idosos no CadÚnico, cadastrar idosos em Unidades Básicas de Saúde (UBS), qualificar os profissionais do transporte público municipal) + três ações eletivas; 3) Selo Pleno (Repetir o diagnóstico junto aos idosos do município, Criar o Fundo Municipal do Idoso + 1 ação eletiva).

    Unidade de medida
    Nº absoluto

    Frequência
    Anual

    Fonte
    Secretaria Municipal de Saúde – SMS/SP e Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo

Informações Adicionais
julho/2018
Para atingir a Meta 7, os projetos Cidade Amiga do Idoso e Viver Mais e Melhor, da Secretaria Municipal de Saúde - SMS, contaram com diversos avanços. No decorrer do 1º semestre de 2018, houve a pactuação entre a Secretaria Municipal de Saúde - SMS e a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania - SMDH, visando o trabalho conjunto para obtenção do selo inicial, expansão de uma equipe do Programa de Acompanhamento de Idoso - PAI e, inclusão de um representante da Secretaria como membro participante do Conselho Municipal do Idoso. Além disso, deu-se início à implantação da Rede de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa - RASPI e foram realizadas capacitações com os profissionais de saúde para melhoria do atendimento. Ainda tem-se a inauguração de uma nova Unidade de Referência à Saúde do Idoso - URSI AE Carvalho, na região de Itaquera.
janeiro/2018
A Prefeitura de São Paulo assinou no dia 18/12/2017 o Termo de Adesão ao Programa São Paulo Amigo do Idoso. O primeiro passo para concretização da meta que visa a ampliação das políticas públicas de melhoraria da qualidade de vida das pessoas idosas que vivem na cidade. Aderindo ao programa, o município se compromete a realizar ações previstas para conquistar os selos Inicial, Intermediário e Pleno.