META
38
Secretaria Municipal do Trabalho e Empreendedorismo
Gerar oportunidades de inclusão produtiva, por meio das ações de qualificação profissional, intermediação de mão de obra e empreendedorismo, para 70 mil pessoas que vivem em situação de pobreza, especialmente para a população em situação de rua

Prog. de Governo

Número ODS

Execução da Meta



Valor Base 2017 2018 2019 2020 - Projeção para
1° Sem 2° Sem 1° Sem 2° Sem 1° Sem 2° Sem 1° Sem 2° Sem - 2017-2018 2019-2020
Valores acumulados N/A 9633 16919 22274 - 32610 70000
Valores por período 9633 7286 5355 -

Status da Meta: Em andamento

Último dado disponível: maio/2018
Última atualização: julho/2018

  • Ficha TécnicaVer detalhes

    Ponto de partida

    Período base
    Não aplicável

    Projeção da meta

    2017-2018
    32.610
    +32.610 no biênio

    2019-2020
    70.000
    +37.390 no biênio

    Informações do indicador

    Descrição do indicador
    Número de beneficiários dos Programas Operação Trabalho, Bolsa Trabalho e Trabalho Novo, somado ao número de trabalhadores colocados no mercado formal de trabalho pelo Sistema Nacional de Emprego (SINE).

    Fórmula de cálculo
    Somatória acumulada do número de beneficiários dos Programas Operação Trabalho, Bolsa Trabalho, Trabalho Novo e do número de beneficiários colocados no mercado formal de trabalho pelo Sistema Nacional de Emprego (SINE).

    Notas técnicas

    O Sistema Nacional de Emprego (SINE) é o conjunto de políticas de atendimento aos trabalhadores, amparado pela política federal “Programa Seguro Desemprego” (instituído pela Lei 76.403/1975). No município o SINE é operacionalizado pelos postos do Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (CATe), com os serviços de captação de vagas, inscrição de trabalhadores, encaminhamentos para as vagas captadas, além da habilitação do seguro desemprego e emissão de documentos profissionais. Para efeito desta meta, serão contabilizados os cidadãos que, após inscrição no SINE, conseguiram colocação no mercado formal. Os cidadãos que eventualmente forem atendidos por dois serviços mencionados nesta meta (Programa Operação Trabalho e SINE, por exemplo) serão contabilizados uma única vez.

    Unidade de medida
    Unidade

    Frequência
    Anual

    Fonte
    Secretaria Municipal de Trabalho e Empreendedorismo / Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social

Informações Adicionais
julho/2018
A SMTE tem apoiado os resultados relativos à Meta 38 por meio do Projeto Estratégico 53 (Trabalho, Emprego e Renda) e também do suporte ao Projeto Estratégico 9 (Trabalho Novo). Neste último, coube à SMTE atuar na captação de vagas. É importante destacar os bons resultados alcançados nas contratações de populações de rua (também acolhidas) via Trabalho Novo e os esforços no sentido de construir políticas eficazes de intermediação de mão de obra.Por fim, a SMTE tem se dedicado também a desenvolver políticas que apoiem a inclusão produtiva e geração de renda de outras formas, como qualificações empreendedoras e cooperativismo.
janeiro/2018

Até dez/2017, 1545 pessoas foram contratadas pelo Programa Trabalho Novo. O acompanhamento constante do número de contratados e de outras informações sobre o Programa estão disponíveis em: http://trabalhonovo.prefeitura.sp.gov.br/.Também merece destaque as ações envolvendo SMDHC relacionadas ao aumento de oportunidade para Pessoas com Deficiência (PCD). Além de eventos para aproximar contratantes e força de trabalho, atendentes de todas as unidades do Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (CATe) receberam formação para comunicação em libras. Reforçamos que o munícipe e qualquer interessado pode acompanhar os números do SINE e informações sobre o mercado de trabalho na página do Observatório do Trabalho: http://saopaulo.dieese.org.br/. Estão em curso esforços para que informações sobre os programas Operação Trabalho e Bolsa Trabalho sejam cruzadas com o Cadastro Único de Programas Sociais (CADUNICO).