Loading

meta

63

Dados atualizados em 15/04/2016
  • 6.016 educadores da rede municipal formados até dezembro de 2015 por meio de seminários, cursos presenciais e à distância. Foram qualificados 650 servidores municipais no tema de educação em direitos humanos.
  • Realizado 2º Prêmio Municipal de Educação em Direitos Humanos, incluindo a categoria Grêmios Estudantis em 2014, e realizado o 3º Prêmio Municipal de Educação em Direitos Humanos em dezembro de 2015.

RECEBA ATUALIZAÇÕES SOBRE ESTA META POR E-MAIL

identidade

objetivo

Promover uma cultura de cidadania e valorização da diversidade, reduzindo as manifestações de discriminação de todas as naturezas

articulação

Resgate da cidadania nos territórios mais vulneráveis

tipos de projeto

Novos serviços ou benefícios

definições dos termos técnicos

Educação em Direitos Humanos (EDH): promove a formação para a cidadania e a democracia, através do conhecimento e do exercício de direitos.

observações

Por meio das entregas mencionadas, pretende-se que as escolas da rede municipal insiram EDH em seu Projeto Político-Pedagógico e efetivamente trabalhem as questões de Direitos Humanos junto a toda a comunidade escolar. As formações serão oferecidas na modalidade Ensino à Distância - EaD por meio de parceria com o Ministério da Educação e universidades federais. Será feita ampla divulgação para toda a rede municipal e a adesão dos participantes será voluntária. As escolas formarão grupos de trabalho compostos por professores, funcionários e gestores. Também serão produzidos um guia escolar e quatro cadernos temáticos para serem utilizados em escolas. Os materiais didáticos têm como proposta abordar as diversas formas de discriminação e violência existentes no cotidiano escolar, contribuindo para que os profissionais de educação trabalhem estes temas de forma efetiva. O Prêmio Municipal de EDH tem como objetivo dar visibilidade e valorizar as iniciativas e boas práticas desenvolvidas na rede. Realizado anualmente, contribuirá para o desenvolvimento de novas iniciativas e a disseminação das experiências bem sucedidas. Por fim, serão implantados 4 %u201CCentros de Educação em Direitos Humanos%u201D em CEUs, criando pólos de irradiação de conhecimento, material didático, pesquisa, articulação comunitária e promoção da cultura dos Direitos Humanos na rede municipal de ensino. Os custos iniciais de implementação e manutenção serão viabilizados por convênio com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, aproveitando-se a infraestrutura já existente dos CEUs.

andamento quantitativo

Centro de Educação em Direitos Humanos - Zona Sul
Centro de Educação em Direitos Humanos - Zona Norte
Centro de Educação em Direitos Humanos - Zona Oeste
Centro de Educação em Direitos Humanos - Zona Leste
Criar o Prêmio Municipal de Educação em Direitos Humanos
Formação em questões de Direitos Humanos para 6 mil profissionais da Rede Municipal de Ensino
Produção de 4 cadernos temático para Educação em Direitos Humanos

andamento qualitativo

Implantados 4 Centros de Educação em Direitos Humanos nos CEUs Pêra Marmelo (oeste), São Rafael (leste), Jardim Paulistano (norte) e Casa Blanca (sul).
7º Festival Entretodos de Curta Metragem em Direitos Humanos realizado em 2014 e 8º Festival Entretodos de Curta Metragem em Direitos Humanos realizado em 2015
Caderno de Orientações e 4 cadernos temáticos sobre EDH produzidos e distribuídos para escolas.
Formados 300 servidores da Prefeitura de São Paulo no curso Formação dos Servidores Públicos Municipais em Direitos Humanos e Cidadania.

Custo previsto da meta

R$ 2.796.442,00