Loading

meta

92

Dados atualizados em 24/08/2016
  • Projeto piloto com pátio de compostagem atendendo a produção de resíduos orgânicos domiciliares e de todas as feiras livres da subprefeitura da Lapa, inauguração em setembro de 2015.
  • 4 locais definidos para implantação de Centrais de Compostagem. Outros 9 locais estão em análise e planejamento.

RECEBA ATUALIZAÇÕES SOBRE ESTA META POR E-MAIL

identidade

objetivo

Ampliar a coleta seletiva de resíduos secos e orgânicos com a inclusão de catadores de materiais recicláveis e reutilizáveis

articulação

Ordenação das Bordas da Cidade

tipos de projeto

Construção de equipamento

definições dos termos técnicos

Resíduos sólidos orgânicos: compondo mais de 50% do lixo produzido no município, estão nessa categoria restos de frutas, verduras e legumes, folhas, sementes etc., os quais se tornam grande problema quando depositados nos aterros sanitários (gases de efeito estufa, vetores, mau cheiro e chorume tóxico). Compostagem: processo de biodecomposição controlada de resíduos orgânicos, com o objetivo de obter um composto (húmus) rico em nutrientes para uso agrícola.

observações

O volume de resíduos sólidos orgânicos gerados pelas feiras livres da cidade atinge cerca de 62 mil toneladas/ano (Fonte: Sistema de Controle de Resíduos Sólidos Urbanos - SISCOR, 2012). A coleta seletiva dos resíduos orgânicos das feiras livres em junção com os resíduos de poda permitem a promoção de um composto de alta qualidade para uso na agricultura urbana e periurbana de São Paulo, em perfeito atendimento ao Art.º 36, V, da Lei 12.305/10. * Meta viabilizada por meio de mudanças nas diretrizes de execução do contrato de concessão dos serviços de varrição e coleta de resíduos sólidos.

andamento quantitativo

1

concluídos(as)

0

em obras ou implantação de estruturas

12

em etapas anteriores ao início das obras

Implantação de Feiras Sustentáveis

andamento qualitativo

Finalizados os projetos Executivos de 2 Centrais com 50 t/dia de capacidade cada e Projetos Básicos de mais 11 Centrais e Pátios (total de 288 t/d).

Custo previsto da meta

R$ 0,00