Loading

meta

92

Dados atualizados em 14/12/2016
  • A primeira central de compostagem do programa Feiras e Jardins Sustentáveis entrou em funcionamento em setembro de 2016. O pátio piloto foi criado para evitar que resíduos orgânicos (frutas, legumes e verduras) coletados nas feiras livres de São Paulo sejam descartados em aterros sanitários. O material será reciclado e transformado em adubo ecológico. Localizado em uma área de três mil metros quadrados na Subprefeitura da Lapa, o pátio piloto vem recebendo cerca de 50 toneladas semanais de resíduos orgânicos, coletados em 26 feiras da região.
  • Esse material é separado e depositado em leiras (canteiros preparados para o recebimento desses resíduos). Em seguida, os resíduos são cobertos por camadas de palha de grama, propiciando o surgimento de bactérias e fungos que degradam a matéria orgânica de forma controlada, sem exalar mau cheiro ou atrair insetos. Os resíduos de poda triturada garantem que o ar continue circulando, o que é fundamental para o êxito do processo. O adubo será utilizado em ações de jardinagem nas praças. Para estimular a participação da comunidade, existem ações de conscientização ambiental e visitas a escolas. Estudos mostram que, com todas as centrais de compostagem implantadas, é possível reduzir em até 20% o volume do que é destinado hoje para os aterros.

RECEBA ATUALIZAÇÕES SOBRE ESTA META POR E-MAIL

identidade

objetivo

Ampliar a coleta seletiva de resíduos secos e orgânicos com a inclusão de catadores de materiais recicláveis e reutilizáveis

articulação

Ordenação das Bordas da Cidade

tipos de projeto

Construção de equipamento

definições dos termos técnicos

Resíduos sólidos orgânicos: compondo mais de 50% do lixo produzido no município, estão nessa categoria restos de frutas, verduras e legumes, folhas, sementes etc., os quais se tornam grande problema quando depositados nos aterros sanitários (gases de efeito estufa, vetores, mau cheiro e chorume tóxico). Compostagem: processo de biodecomposição controlada de resíduos orgânicos, com o objetivo de obter um composto (húmus) rico em nutrientes para uso agrícola.

observações

O volume de resíduos sólidos orgânicos gerados pelas feiras livres da cidade atinge cerca de 62 mil toneladas/ano (Fonte: Sistema de Controle de Resíduos Sólidos Urbanos - SISCOR, 2012). A coleta seletiva dos resíduos orgânicos das feiras livres em junção com os resíduos de poda permitem a promoção de um composto de alta qualidade para uso na agricultura urbana e periurbana de São Paulo, em perfeito atendimento ao Art.º 36, V, da Lei 12.305/10. * Meta viabilizada por meio de mudanças nas diretrizes de execução do contrato de concessão dos serviços de varrição e coleta de resíduos sólidos.

andamento quantitativo

1

concluídos(as)

0

em obras ou implantação de estruturas

12

em etapas anteriores ao início das obras

Implantação de Feiras Sustentáveis

andamento qualitativo

O projeto-piloto da Central de Compostagem da Lapa está em avaliação. Com resultados positivos, outras 13 centrais de compostagem já tem projeto básico concluído. Destas, quatro novas Centrais já estão com terrenos definidos, e 9 locais estão em análise e planejamento.

Custo previsto da meta

R$ 0,00