Loading

meta

97

Dados atualizados em 03/06/2016
  • Do total da infraestrutura cicloviária existente na cidade, a atual gestão inaugurou 317 km desde junho de 2014. Antes, São Paulo possuía 64,7 km de ciclovias e 31,9 km de ciclorrotas.
  • A partir da entrega da ciclovia da Ponte Laguna em 04/05, a cidade passa a contar com 413,6 km de vias destinadas aos ciclistas. A ciclovia com 1 km de extensão, na Ponte Laguna, sobre a Marginal do Rio Pinheiros. A ciclovia proporciona a conexão entre as regiões da Chácara Santo Antonio, Granja Julieta, Vila Andrade, Morumbi e com o Parque Burle Marx.

RECEBA ATUALIZAÇÕES SOBRE ESTA META POR E-MAIL

identidade

objetivo

Melhorar a mobilidade urbana universal, dando prioridade aos meios públicos de transporte

articulação

Estruturação do Arco do Futuro

tipos de projeto

Novos serviços ou benefícios

definições dos termos técnicos

Rota de Bicicleta ou Ciclorrota: Ruas já utilizadas por ciclistas que circulam nos bordos da via junto com o tráfego geral e que recebem sinalização vertical e horizontal especifica (placas e pintura de solo) alertando os motoristas sobre a presença e a prioridade a ser dada ao tráfego ciclístico, além da adoção da velocidade veicular em 30 km/h.. Ciclovia: Pista para uso exclusivo para circulação de bicicletas, segregada fisicamente do restante da via, dotada de sinalização vertical e horizontal especifica (placas e pintura de solo). Pode estar situada na calçada, no canteiro central de uma via ou na própria pista onde circula o tráfego geral. Ciclofaixa: Faixa para uso exclusivo para circulação de bicicletas sem segregação física em relação ao restante da via e caracterizada por sinalização vertical e horizontal especifica (placas e pintura de solo). Normalmente situa-se nos bordos da pista por onde circula o tráfego geral, mas pode também situar-se na calçada e no canteiro central. Calçada Compartilhada: Calçadas onde é autorizada a circulação montada de bicicletas e que recebem sinalização vertical (placas) regulamentando esta situação.

observações

A meta inclui a instalação de estacionamentos para bicicletas e a implantação de um sistema de compartilhamento que será gerenciado pelo Bilhete Único. Projetos de vias cicláveis a serem implantados: Plano Cicloviário SMT/CET Setor Norte - 18,43 km de Infraestrutura Cicloviária, sendo 4,52 km de Ciclovia; 7,36 km de Ciclofaixa; 5,03 km de tráfego Compartilhado e 1,52 km de Rota de Bicicleta. Plano Cicloviário SMT/CET Setor Sul - 12,14 km de Infraestrutura Cicloviária, sendo 6,70 km de Ciclovia; 0,76 km de Ciclofaixa; 3,90 km de Tráfego Compartilhado e 0,78 km de Rota de Bicicleta. Plano Cicloviário SMT/CET Setor Leste - 26,27 km de Infraestrutua Cicloviária, sendo 7,51 km de Ciclovia; 13,46 km de Ciclofaixa; 2,18 km de tráfego Compartilhado e 3,12 km de Rota de Bicicleta. Expansão do Plano Cicloviário SMT/CET Setor Norte - 46,00 km de Infraestrutura cicloviária. Expansão do Plano cicloviário SMT/CET Setor Sul- 11,00 km de Infraestrutura Cicloviária. Expansão do Plano cicloviário SMT/CET Setor Leste - 63,00 km de Infraestrutura Cicloviária. Projeto Bike Sampa - Ciclorrotas compartilhadas Ciclovias nos corredores de ônibus (custos das ciclovias nos corredores estão imbutidos nos custos do projeto de corredor e não contribuem para o valor definido no campo "Custo Total da Meta")

andamento quantitativo

Agrupado

andamento qualitativo

A cidade passa a contar com 413,6 km de vias destinadas aos ciclistas. A entrega novo trecho de ciclofaixa com 2,3 km de extensão, na Avenida Direitos Humanos, Mandaqui, Zona Norte da Cidade. A ciclofaixa faz a conexão com a ciclovia da Avenida Engenheiro Caetano Álvares e a Praça Vereador Antonio Sampaio – Praça do Skate. O novo percurso é bidirecional, ao lado da calçada, no trecho entre as avenidas Ultramarino e Engenheiro Caetano Álvares. Na demarcação estão sendo usados, aproximadamente, 6.200 m² de sinalização horizontal, 104 placas de trânsito indicando “Circulação exclusiva de bicicletas” e placas de regulamentação e advertência.
Em abril foram inaugurados 0,8 km de Ciclovias no Parque Centro de Esportes Radicais e também a Ciclovia Olavo Fontoura com 2,3 km.
Em março de 2016, foram inauguradas as ciclovias localizadas na Avenida Santos Dumont (Zona Norte), Avenida Mergenthaler (Zona Oeste), na Avenida Abel Ferreira e nas Ruas Serra da Bocaina e Tobias Barreto (Zona Leste).
Em janeiro de 2016 foram inaugurados 1,7 km de ciclovia na Avenida Nossa Senhora do Sabará, na Zona Sul da cidade. O trecho ativado é unidirecional, entre a Rua Conde Luiz Zunta e a Avenida Jair Ribeiro da Silva. Esta ciclovia fará conexão com trecho localizado às margens do Rio Pinheiros, na altura da Ponte Vitorino Goulart da Silva. Na Avenida Nossa Senhora de Sabará, a ciclovia está implantada ao lado do canteiro central. No trecho da Rua Miguel Yunes, a ciclovia fica no canteiro central (nos trechos de cruzamentos) e ao lado do canteiro central (no restante da via). A ciclovia também possui cruzamentos rodocicloviários, na Avenida Nossa Senhora do Sabará com a Rua Conde Luís Zunta, Rua Tabaré, Rua José Martins Coelho, Rua Zike Tuma, Rua Miguel Yunes e Avenida Jair Ribeiro da Silva.

Custo previsto da meta

R$ 70.000.000,00

projetos