• Ficha TécnicaVer detalhes

    Nome descritivo

    Alfabetizar 95% dos alunos da Rede Municipal de Ensino até o 2º ano do ensino fundamental.

    Situação encontrada

    Os resultados da Avaliação Nacional de Alfabetização de 2014 apontam que no fim do 3º ano do ensino fundamental 43% dos alunos ainda estavam nos dois níveis mais baixos no que se refere à leitura e 15% no que se refere à escrita (níveis 1 e 2 em uma escala de 1 a 4 para leitura e 1 a 5 para escrita). Garantir a alfabetização de 95% das crianças até o fim do 2º ano do ensino fundamental exigirá um trabalho intensivo de formação e acompanhamento, articulado entre Secretaria Municipal de Educação, Diretorias Regionais de Educação e escolas. Além disso, deverão ser pensadas estratégias que garantam, para aqueles alunos não alfabetizados no início do 3º ano, a recuperação até o fim do Ciclo de Alfabetização.

    Resultados esperados

    95% dos alunos da Rede Municipal de Ensino alfabetizados até o fim do 2º ano do Ensino Fundamental.

    Orçamento

    Recursos próprios Outros recursos
    Investimento R$ 0,0 milhões R$ 0,0 milhões
    Custeio R$ 7,4 milhões R$ 0,0 milhões
Linhas de Ação
  • 20.1 Ofertar formação permanente em alfabetização para 100% dos professores do Ciclo de Alfabetização e de Recuperação Paralela

    Regionalização
    Supraregional

    Descrição do Indicador
    % Professores do Ciclo de Alfabetização e Recuperação Paralela concluintes de ações de formação sobre alfabetização

    Status
    Em andamento

    Execução da linha de ação
    Valor Base 2017 2018 2019 2020 - Projeção para
    2017-2020
    1º Sem 2º Sem 1º Sem 2º Sem 1º Sem 2º Sem 1º Sem 2º Sem -
    Valores acumulados Não aplicável 4,4% 6,3% - 100%
    Valores por perí­odo Não aplicável 4,4% 5,2% - 100%

    Informações adicionais sobre a execução da linha de ação


    Último dado disponível: dezembro/2017
    Última atualização: janeiro/2018


  • 20.2 Aplicar a Provinha São Paulo anualmente para todos os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental

    Regionalização
    Regionalizado

    Descrição do Indicador
    Taxa de resposta da Provinha São Paulo

    Status
    Em andamento

    Execução da linha de ação
    Valor Base 2017 2018 2019 2020 - Projeção para
    2017-2020
    1º Sem 2º Sem 1º Sem 2º Sem 1º Sem 2º Sem 1º Sem 2º Sem -
    Valores acumulados Não aplicável 81.0% - 0,97
    Valores por perí­odo 81.0% -

    Último dado disponível: outubro/2017
    Última atualização: janeiro/2018


    2017 2018 2019 2020 Valor Acumulado - Projeção para
    2017-2020
    1º Sem 2º Sem 1º Sem 2º Sem 1º Sem 2º Sem 1º Sem 2º Sem
    Aricanduva 77.1% 77.1% - 97.0%
    Butantã 74.8% 74.8% - 97.0%
    Campo Limpo 82.6% 82.6% - 97.0%
    Capela do Socorro 84.6% 84.6% - 97.0%
    Casa Verde 78.0% 78.0% - 97.0%
    Cidade Ademar 82.5% 82.5% - 97.0%
    Cidade Tiradentes 78.5% 78.5% - 97.0%
    Ermelino Matarazzo 79.9% 79.9% - 97.0%
    Freguesia/Brasilândia 82.1% 82.1% - 97.0%
    Guaianases 83.4% 83.4% - 97.0%
    Ipiranga 81.2% 81.2% - 97.0%
    Itaim Paulista 84.3% 84.3% - 97.0%
    Itaquera 83.4% 83.4% - 97.0%
    Jabaquara 79.0% 79.0% - 97.0%
    Jaçanã/Tremembé 82.8% 82.8% - 97.0%
    Lapa 80.1% 80.1% - 97.0%
    M'Boi Mirim 78.5% 84.3% - 97.0%
    Mooca 84.3% 78.5% - 97.0%
    Parelheiros 83.5% 83.5% - 97.0%
    Penha 81.5% 81.5% - 97.0%
    Perus 80.6% -
    Pinheiros 83.2% 83.2% - 97.0%
    Pirituba/Jaraguá 77.0% 77.0% - 97.0%
    Santana/Tucuruvi 79.8% 79.8% - 97.0%
    Santo Amaro 82.3% 82.3% - 97.0%
    São Mateus 81.3% 81.3% - 97.0%
    São Miguel Paulista 79.5% 79.5% - 97.0%
    Sapopemba 79.5% 79.5% - 97.0%
    82.9% 82.9% - 97.0%
    Vila Maria/Vila Guilherme 77.1% 77.1% - 97.0%
    Vila Mariana 80.6% 80.6% - 97.0%
    Vila Prudente 77.3% 77.3% - 97.0%
    A definir -

    Último dado disponível: -
    Última atualização: janeiro/2018

  • 20.3 Garantir a presença de um estagiário para apoio ao professor em todas as turmas do 1º ano do Ensino Fundamental

    Regionalização
    Regionalizável

    Descrição do Indicador
    % de turmas do 1º ano do EF com a presença de um estagiário para apoio ao professor

    Status
    Em andamento

    Execução da linha de ação
    Valor Base 2017 2018 2019 2020 - Projeção para
    2017-2020
    1º Sem 2º Sem 1º Sem 2º Sem 1º Sem 2º Sem 1º Sem 2º Sem -
    Valores acumulados 86,6 87.1% - 1
    Valores por perí­odo 87.1% 85.6% -

    Último dado disponível: novembro/2017
    Última atualização: janeiro/2018


    2017 2018 2019 2020 Valor Acumulado - Projeção para
    2017-2020
    1º Sem 2º Sem 1º Sem 2º Sem 1º Sem 2º Sem 1º Sem 2º Sem
    Aricanduva -
    Butantã -
    Campo Limpo -
    Capela do Socorro -
    Casa Verde -
    Cidade Ademar -
    Cidade Tiradentes -
    Ermelino Matarazzo -
    Freguesia/Brasilândia -
    Guaianases -
    Ipiranga -
    Itaim Paulista -
    Itaquera -
    Jabaquara -
    Jaçanã/Tremembé -
    Lapa -
    M'Boi Mirim -
    Mooca -
    Parelheiros -
    Penha -
    Perus -
    Pinheiros -
    Pirituba/Jaraguá -
    Santana/Tucuruvi -
    Santo Amaro -
    São Mateus -
    São Miguel Paulista -
    Sapopemba -
    -
    Vila Maria/Vila Guilherme -
    Vila Mariana -
    Vila Prudente -
    A definir -

    Último dado disponível: -
    Última atualização: janeiro/2018

Informações Adicionais

janeiro/2018
Em 2017, todos os coordenadores pedagógicos da Rede Municipal de Ensino receberam formação específica na área de alfabetização como parte de seu plano geral de formação, implementado pelas Diretorias Regionais de Educação (DREs) com coordenação da Secretaria Municipal de Educação (SME). As formações ofertadas diretamente aos professores do Ciclo de Alfabetização - e, portanto, contabilizadas nessa linha de ação - ocorreram basicamente por meio das ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), com carga horária de 30 horas, atingindo 4.373 professores, além de 478 coordenadores pedagógicos. Essa formação, no entanto, será considerada para o atingimento da meta apenas no fim do 1º semestre de 2018, quando será concluída - elevando o grau de alcance da meta para mais de 50%. Por ora, foram consideradas apenas as demais ações de formação organizadas pela SME e pelas DREs e voltadas diretamente aos professores desse ciclo.

Com relação aos professores de Recuperação Paralela, todas as DRE passaram por formação na SME e formaram 80% dos professores regentes dessas turmas em formações mensais. Para 2018, estão previstas as seguintes ações de formação: 1. Continuidade da formação sobre alfabetização com foco na implementação do currículo e atingimento das metas; 2. Continuidade da formação PNAIC (100h) para professores do ciclo de alfabetização e CP; 3. Programa de Formação para professores da Recuperação Paralela.

A Provinha São Paulo, aplicada no segundo semestre de 2017 e voltada aos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental, teve como foco a alfabetização. Seus objetivos são de contribuir com a formulação e avaliação das políticas municipais, subsidiar as decisões do professor e acompanhar a progressão das aprendizagens dos alunos.

No que diz respeito ao programa Parceiros da Aprendizagem (apoio de um estagiário aos professores do 1º ano do ensino fundamental), é oferecida formação uma vez por mês em todas as DREs, com foco na alfabetização, bem como no atendimento dos estudantes com deficiência. Em 2018, será organizado pela SME um programa comum para formação de estagiários, com foco na alfabetização e apropriação do currículo e materiais curriculares produzidos pela SME para as turmas do 1º ano. Também estão em andamento alterações contratuais, normativas e gerenciais que visam assegurar, de maneira ininterrupta, a presença de estagiários em todas as turmas de 1º ano a partir de 2018.