• Ficha TécnicaVer detalhes

    Nome descritivo

    Fortalecer o acompanhamento e apoio pedagógico às escolas e alunos, em especial àqueles com desempenho abaixo do adequado nas avaliações internas e externas.

    Situação encontrada

    Em 2015, o município superou sua meta do IDEB para os anos iniciais do ensino fundamental, alcançando 5,8 pontos. Apesar disso, nessa etapa, 12% dos alunos não alcançaram o aprendizado suficiente em Língua Portuguesa e 16% em Matemática. Nos anos finais, houve uma leve queda no índice entre 2013 e 2015, de modo que o resultado no último ano foi 1,0 ponto inferior à meta. Nessa etapa, 18% dos alunos do 9º ano não tiveram o aprendizado suficiente em Língua Portuguesa e 31% em Matemática. Além disso, a taxa de reprovação, especialmente nos anos finais, permanece alta (7,5% em 2015) e sem apresentar tendência de queda.

    Resultados esperados

    Redução das desigualdades no desempenho de estudantes entre escolas e dentro de uma mesma escola, levando também à redução da distorção idade-série e do abandono escolar, garantindo a conclusão do ensino fundamental com o aprendizado esperado e na idade adequada.

    Orçamento

    Recursos próprios Outros recursos
    Investimento R$ 0,0 milhões R$ 0,0 milhões
    Custeio R$ 21,3 milhões R$ 0,0 milhões
Linhas de Ação
  • 21.1 Ofertar formação específica permanente para os professores do Ensino Fundamental II

    Regionalização
    Supraregional

    Descrição do Indicador
    Porcentagem de professores dos anos finais do ensino fundamental concluintes de ações de formação específica

    Status
    Em andamento

    Execução da linha de ação
    Valor Base 2017 2018 2019 2020 - Projeção para
    2017-2020
    1º Sem 2º Sem 1º Sem 2º Sem 1º Sem 2º Sem 1º Sem 2º Sem -
    Valores acumulados Não aplicável 9,9% - 60%
    Valores por perí­odo -

    Último dado disponível: dezembro/2017
    Última atualização: janeiro/2018


  • 21.2 Ofertar formação para as equipes pedagógicas das DREs sobre organização de plano de ação e acompanhamento de aprendizagem

    Regionalização
    Supraregional

    Descrição do Indicador
    Porcentagem de equipes pedagógicas das DREs com formação sobre organização de plano de ação e acompanhamento de aprendizagem

    Status
    Em andamento

    Execução da linha de ação
    Valor Base 2017 2018 2019 2020 - Projeção para
    2017-2020
    1º Sem 2º Sem 1º Sem 2º Sem 1º Sem 2º Sem 1º Sem 2º Sem -
    Valores acumulados Não aplicável 1 1 - 1
    Valores por perí­odo 1 1 -

    Último dado disponível: dezembro/2017
    Última atualização: janeiro/2018


  • 21.3 Ofertar atendimento educacional especializado e garantir serviços de apoio aos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades e superdotação

    Regionalização
    Regionalizável

    Descrição do Indicador
    Soma do número de alunos atendidos por cada serviço e apoio da educação especial

    Status
    Em andamento

    Execução da linha de ação
    Valor Base 2017 2018 2019 2020 - Projeção para
    2017-2020
    1º Sem 2º Sem 1º Sem 2º Sem 1º Sem 2º Sem 1º Sem 2º Sem -
    Valores acumulados -
    Valores por perí­odo 16704 16357 16616 - 17580

    Último dado disponível: dezembro/2017
    Última atualização: janeiro/2018


    2017 2018 2019 2020 Valor Acumulado - Projeção para
    2017-2020
    1º Sem 2º Sem 1º Sem 2º Sem 1º Sem 2º Sem 1º Sem 2º Sem
    Aricanduva -
    Butantã -
    Campo Limpo -
    Capela do Socorro -
    Casa Verde -
    Cidade Ademar -
    Cidade Tiradentes -
    Ermelino Matarazzo -
    Freguesia/Brasilândia -
    Guaianases -
    Ipiranga -
    Itaim Paulista -
    Itaquera -
    Jabaquara -
    Jaçanã/Tremembé -
    Lapa -
    M'Boi Mirim -
    Mooca -
    Parelheiros -
    Penha -
    Perus -
    Pinheiros -
    Pirituba/Jaraguá -
    Santana/Tucuruvi -
    Santo Amaro -
    São Mateus -
    São Miguel Paulista -
    Sapopemba -
    -
    Vila Maria/Vila Guilherme -
    Vila Mariana -
    Vila Prudente -
    A definir -

    Último dado disponível: -
    Última atualização: janeiro/2018

  • 21.4 Promover apoio pedagógico nas unidades educacionais para garantia da aprendizagem dos alunos em contextos vulneráveis, com violações de direitos e/ou questões relacionadas a saúde mental

    Regionalização
    Supraregional

    Descrição do Indicador
    Acompanhamento de unidades educacionais realizado pelas equipes do NAAPA nas DREs

    Status
    Em andamento

    Execução da linha de ação
    Valor Base 2017 2018 2019 2020 - Projeção para
    2017-2020
    1º Sem 2º Sem 1º Sem 2º Sem 1º Sem 2º Sem 1º Sem 2º Sem -
    Valores acumulados 2392 2204 5713 - 12745
    Valores por perí­odo 2204 2292 -

    Último dado disponível: dezembro/2017
    Última atualização: janeiro/2018


Informações Adicionais

janeiro/2018
Em 2017, a SME organizou formação para todos os formadores das Diretorias Regionais de Educação (DREs) tendo como público final professores de Língua Portuguesa, professores de Matemática, professores de Ciências, professores da Recuperação Paralela, professores alfabetizadores e coordenadores Pedagógicos.

Além de subsidiar as ações formativas organizadas para professores nas DREs, essa formação tratou dos aspectos relacionados ao conteúdo das áreas e também ao acompanhamento das aprendizagens, baseados nos dados das sondagens das hipóteses de escrita e resolução de problemas, bem como resultados das avaliações externas realizadas.

Além disso, a equipe da Divisão de Ensino Fundamental e Médio (DIEFEM) fez visitas mensais de acompanhamento nas DREs com o objetivo de auxiliar as equipes na articulação das metas da SME, resultados das avaliações e ações planejadas pela equipe de formação da DIPED (a serem realizadas com professores e CPs das escolas). As escolas com IDEB menor foram acompanhadas pelas próprias DREs, que realizaram encontros com equipes gestoras e formação na própria escola.

Em 2018, passarão por formação professores de todos os componentes curriculares e professores do ensino fundamental I para implementação do currículo e conhecimento dos materiais curriculares produzidos pela SME, além dos CPs de todas as EMEFs. Também será feito um plano de acompanhamento mais intensivo das escolas com menores índices nas avaliações externas.

Na área de educação especial, foi concluído o módulo de Atendimento Educacional Especializado (AEE) no Sistema de Gestão Pedagógica, que permitirá o acompanhamento contínuo da frequência e do desenvolvimento dos alunos atendidos a partir de 2018 pelas unidades educacionais, DREs e SME. Também foi dada continuidade à formação dos profissionais dos Centros de Formação e Acompanhamento à Inclusão (CEFAIs) das 13 DREs e, a partir deles, dos professores do AEE, com frequência mensal. Nesse momento, estão em andamento revisões contratuais, normativas e gerenciais que permitirão a expansão e a melhoria da qualidade dos serviços de Auxiliar de Vida Escolar (AVEs) e estagiários em 2018.

As equipes dos NAAPAs nas DREs também deram continuidade à itinerância nas unidades educacionais e à realização dos grupos de trabalho, com uma média de mais de 200 unidades educacionais visitadas por mês.