• Ficha TécnicaVer detalhes

    Nome descritivo

    Construir e implementar o Currículo da Cidade de São Paulo em todas as unidades educacionais da Rede Municipal de Ensino

    Situação encontrada

    A proposta da Base Nacional Comum Curricular entrará em sua última fase de discussão, coordenada pelo Conselho Nacional de Educação, no primeiro semestre de 2017. A perspectiva é que sua aprovação ocorra até o fim desse ano, o que exigirá um processo de adequação dos currículos dos sistemas de ensino do país, para todos os níveis e modalidades da educação básica. Considerando o contexto nacional e a intensa produção de materiais pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, faz-se necessária a reorganização do atual currículo que abarque as importantes contribuições discutidas pela Rede.

    Resultados esperados

    Alinhar o trabalho pedagógico das unidades educacionais da Rede Municipal de Ensino com a nova proposta curricular, de modo a incidir na melhoria da qualidade da educação da cidade de São Paulo.

    Orçamento

    Recursos próprios Outros recursos
    Investimento R$ 0,0 milhões R$ 0,0 milhões
    Custeio R$ 15,0 milhões R$ 0,0 milhões
Linhas de Ação
  • 23.1 Construir o Currículo da Cidade de São Paulo de forma participativa, por meio de Grupos de Trabalho, seminários e consultas à comunidade educativa e à sociedade civil.

    Regionalização
    Supraregional

    Marco
    Currículo da Cidade de São Paulo construído

    Status
    Entrega concluída no 2º semestre de 2017

  • 23.2 Publicar e difundir o Currículo da Cidade de São Paulo para todos os profissionais da Rede Municipal de Ensino e para a sociedade em geral.

    Regionalização
    Supraregional

    Marco
    Currículo publicado e divulgado

    Status
    Entrega concluída no 2º semestre de 2017

  • 23.3 Formar os supervisores, diretores e coordenadores pedagógicos da Rede Municipal de Ensino para a implementação do Currículo da Cidade de São Paulo nas unidades educacionais

    Regionalização
    Supraregional

    Descrição do Indicador
    Porcentagem de supervisores, diretores e CPs da RME concluintes de ações de formação para a implementação do Currículo da Cidade de São Paulo

    Status
    Primeiro resultado previsto para 2º Semestre de 2018

    Execução da linha de ação
    Valor Base 2017 2018 2019 2020 - Projeção para
    2017-2020
    1º Sem 2º Sem 1º Sem 2º Sem 1º Sem 2º Sem 1º Sem 2º Sem -
    Valores acumulados Não aplicável - 100
    Valores por perí­odo -

    Último dado disponível: -
    Última atualização: janeiro/2018


  • 23.4 Alinhar as ações de formação da Rede Municipal de Ensino ao Currículo da Cidade de São Paulo

    Regionalização
    Supraregional

    Marco
    Formalização do alinhamento ao Currículo da Cidade de São Paulo como pré-requisito para aprovação de propostas de ações de formação

    Status
    Entrega prevista para 1º Semestre de 2018

  • 23.5 Alinhar as avaliações externas ao Currículo da Cidade de São Paulo

    Regionalização
    Supraregional

    Marco
    Matriz curricular e itens das avaliações externas alinhados ao currículo construído

    Status
    Entrega prevista para 2º Semestre de 2018

  • 23.6 Implementar o letramento digital em todas as unidades educacionais de ensino fundamental

    Regionalização
    Regionalizável

    Descrição do Indicador
    Porcentagem de POIEs do EF formados para trabalhar a partir do pensamento computacional (letramento digital, tecnologia da informação e comunicação e linguagem de programação)

    Status
    Primeiro resultado previsto para 2º Semestre de 2018

    Execução da linha de ação
    Valor Base 2017 2018 2019 2020 - Projeção para
    2017-2020
    1º Sem 2º Sem 1º Sem 2º Sem 1º Sem 2º Sem 1º Sem 2º Sem -
    Valores acumulados Não aplicável - 100
    Valores por perí­odo -

    Último dado disponível: -
    Última atualização: janeiro/2018


    2017 2018 2019 2020 Valor Acumulado - Projeção para
    2017-2020
    1º Sem 2º Sem 1º Sem 2º Sem 1º Sem 2º Sem 1º Sem 2º Sem
    Aricanduva -
    Butantã -
    Campo Limpo -
    Capela do Socorro -
    Casa Verde -
    Cidade Ademar -
    Cidade Tiradentes -
    Ermelino Matarazzo -
    Freguesia/Brasilândia -
    Guaianases -
    Ipiranga -
    Itaim Paulista -
    Itaquera -
    Jabaquara -
    Jaçanã/Tremembé -
    Lapa -
    M'Boi Mirim -
    Mooca -
    Parelheiros -
    Penha -
    Perus -
    Pinheiros -
    Pirituba/Jaraguá -
    Santana/Tucuruvi -
    Santo Amaro -
    São Mateus -
    São Miguel Paulista -
    Sapopemba -
    -
    Vila Maria/Vila Guilherme -
    Vila Mariana -
    Vila Prudente -
    A definir -

    Último dado disponível: -
    Última atualização: janeiro/2018

Informações Adicionais

janeiro/2018

O Currículo da Cidade - Ensino Fundamental foi atualizado ao longo do ano de 2017 e lançado no dia 15/12/2017. Sua construção contou com Grupos de Trabalho formados por cerca de 200 professores e especialistas, foi debatido por mais de 4,7 mil grupos com um total de 16 mil professores nas escolas e recebeu mais de 9 mil sugestões.O Currículo está organizado em quatro Áreas do Conhecimento e oito Componentes Curriculares. São eles: Linguagens (Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Arte e Educação Física), Matemática (Matemática), Ciências da Natureza (Ciências Naturais) e Ciências Humanas (Geografia e História). Além dessas áreas do Conhecimento e Componentes Curriculares, o documento apresenta um currículo de Tecnologias para Aprendizagem.Para sua implantação serão disponibilizados, a partir do início do ano letivo, cadernos de Orientações Didáticas e materiais didáticos, que complementam as discussões do currículo e apoiam as atividades diárias com os estudantes, além da oferta de formação continuada aos profissionais da Rede Municipal de Ensino e alinhamento dos itens e da matriz das avaliações externas ao currículo atualizado.