• Ficha TécnicaVer detalhes

    Nome descritivo

    Efetivar uma Política Pública de Educação Integral de forma articulada com as demais Secretarias do Município de São Paulo.

    Situação encontrada

    Oitenta e duas EMEFs com turmas de Educação Integral em tempo Integral, das quais quinze estão dentro dos equipamentos CEUs, por meio do Programa São Paulo Integral. Quarenta EMEIs em tempo integral por meio da adesão do Programa São Paulo Integral. Estudantes do Ensino Fundamental encontram-se em tempo integral por meio da participação em atividades complementares relativas ao Programa Mais Educação São Paulo e/ou Mais Educação Federal.

    Resultados esperados

    Implementar turmas de Educação Integral em tempo integral em todas as EMEFs dos CEUs. Alcançar 164 EMEFs com turmas em Educação Integral em tempo integral. Ampliar o número de educandos em atividades de expansão da jornada na concepção da Educação Integral. Ações articuladas intersetoriais e intersecretariais garantidas e instituídas por meio de publicações Normativas na perspectiva de uma Cidade Educadora. Construção e publicação de documento conceitual e orientador do programa São Paulo Educadora.

    Orçamento

    Recursos próprios Outros recursos
    Investimento R$ 0,0 milhões R$ 0,0 milhões
    Custeio R$ 33,8 milhões R$ 0,0 milhões
Linhas de Ação
  • 25.1 Identificar ações e formações na SME e DREs, verificar a necessidade de formações específicas e realizar encontros formativos (cursos, palestras e Seminários) que trabalhem os conceitos, princípios e diretrizes da ducação Integral e da Cidade Educadora.

    Regionalização
    Supraregional

    Marco
    Planilhadadas as informações de atividades formativas existentes na SME e DRE. Encontros realizados

    Status
    Entrega prevista para 1º Semestre de 2018

  • 25.2 Instituir Grupo de Trabalho Intersecretarial e Intersetorial

    Regionalização
    Supraregional

    Marco
    Portaria publicada

    Status
    Entrega prevista para 2º Semestre de 2018

  • 25.3 Reorganizar as normativas relativas às extensões de jornada e Educação integral em tempo integral

    Regionalização
    Supraregional

    Marco
    Normatizações analisadas com apontamentos de modificações

    Status
    Entrega prevista para 1º Semestre de 2018

  • 25.4 Construir, aplicar e analisar Indicadores de Monitoramento, Avaliação e Aprimoramento das atividades de expansão de jornada

    Regionalização
    Supraregional

    Marco
    Indicadores construídos

    Status
    Entrega prevista para 2º Semestre de 2019

  • 25.5 Construir e publicar documento conceitual e orientador da Política São Paulo Educadora

    Regionalização
    Supraregional

    Marco
    Documento publicado

    Status
    Entrega prevista para 1º Semestre de 2019

  • 25.6 Publicar portaria de adesão e orientar as escolas sobre a adesão ao Programa São Paulo Integral

    Regionalização
    Supraregional

    Marco
    Portaria publicada e encontros realizados

    Status
    Entrega prevista para 2º Semestre de 2018

  • 25.7 Implementar turmas de Educação Integral em tempo integral nas EMEFs dos CEUs

    Regionalização
    Supraregional

    Descrição do Indicador
    Quantidade de EMEFs de CEUs com turmas de Educação Integral em tempo integral (no mínimo 7 horas diárias e/ou 35 semanais)

    Status
    Em andamento

    Execução da linha de ação
    Valor Base 2017 2018 2019 2020 - Projeção para
    2017-2020
    1º Sem 2º Sem 1º Sem 2º Sem 1º Sem 2º Sem 1º Sem 2º Sem -
    Valores acumulados 12 15 - 46
    Valores por perí­odo 15 15 -

    Último dado disponível: dezembro/2017
    Última atualização: janeiro/2018


  • 25.8 Ampliar o número de escolas com turmas de educação integral em tempo integral nas EMEFs

    Regionalização
    Supraregional

    Descrição do Indicador
    Quantidade de EMEFs com turmas de educação integral em tempo integral (no mínimo 7 horas diárias e/ou 35 semanais)

    Status
    Em andamento

    Execução da linha de ação
    Valor Base 2017 2018 2019 2020 - Projeção para
    2017-2020
    1º Sem 2º Sem 1º Sem 2º Sem 1º Sem 2º Sem 1º Sem 2º Sem -
    Valores acumulados 61 67 - 118
    Valores por perí­odo 67 67 -

    Último dado disponível: dezembro/2017
    Última atualização: janeiro/2018


  • 25.9 Ampliar o número de educandos em Educação Integral em tempo integral nas EMEFs por meio das atividades de expansão da jornada

    Regionalização
    Supraregional

    Descrição do Indicador
    Quantidade de alunos do ensino fundamental em Educação Integral em tempo integral (no mínimo 7 horas diárias e/ou 35 semanais)

    Status
    Em andamento

    Execução da linha de ação
    Valor Base 2017 2018 2019 2020 - Projeção para
    2017-2020
    1º Sem 2º Sem 1º Sem 2º Sem 1º Sem 2º Sem 1º Sem 2º Sem -
    Valores acumulados -
    Valores por perí­odo 13421 17442 17442 - 42000

    Último dado disponível: dezembro/2017
    Última atualização: janeiro/2018


Informações Adicionais

janeiro/2018

O Projeto Estratégico 25, São Paulo Educadora, tem como objetivo expandir a Educação Integral em tempo integral, enquanto concepção de prática educativa, nas unidades educacionais da rede municipal. Sua implementação ocorre a partir da demanda das escolas, que manifestam seu interesse através do Conselho de Escola em aderir aos Programas São Paulo Integral e Mais Educação, recebendo assim mais recursos e apoio teórico para expandir o tempo dos educandos na escola, promovendo uma série de atividades em diversas áreas do saber. A formação dos jovens cidadãos paulistanos se torna, assim, mais diversificada e humana. As formações junto à rede municipal de educação são elemento central para este projeto estratégico, pois é necessário fornecer um repertório para as unidades educacionais aderirem ao Programa São Paulo Integral, se comprometendo com este projeto de educação pública. Foi iniciada análise das formações voltadas para a temática da educação integral realizadas no ano de 2017, para elaboração de um diagnóstico e próximas ações. No segundo semestre de 2017, o Núcleo de Educação Integral promoveu o Seminário Territórios Educativos: Outras Geografias Possíveis, voltado para a rede municipal de ensino, para aprofundamento conceitual na temática. Estão previstos dois seminários para o primeiro semestre de 2018 (março e junho) e dois cursos (em março e abril). Em relação ao ano de 2016, em 2017 houve aumento na quantidade de EMEFs aderentes ao Programa, sejam elas integrantes dos CEUs ou não. Como as adesões das unidades escolares ao Programa São Paulo Integral ocorrem anualmente, os indicadores referentes ao primeiro e ao segundo semestre de 2017 permanecem os mesmos. No que se refere à quantidade de alunos de Ensino Fundamental em Educação Integral em tempo integral, o dado apresentado provém do Censo Escolar, que informa anualmente qual é a situação da educação pública na última quarta-feira do mês de maio, de modo que também se mantém o mesmo valor em ambos os semestres. No segundo semestre de 2017, ocorreu o processo de adesões ao Programa, em que as DREs e unidades educacionais receberam orientações para se incorporarem ao São Paulo Integral no ano de 2018.