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    Nome descritivo

    Conjunto de programas e ações voltadas para o estímulo à mobilidade ativa por bicicletas na cidade de São Paulo.

    Situação encontrada

    O número de viagens feitas principalmente por bicicletas, na cidade de São Paulo, representa apenas 0,6% do total de viagens realizadas (dado de 2012 da Pesquisa de Mobilidade do Metrô).

    Resultados esperados

    Migração da mobilidade motorizada para a mobilidade ativa por bicicletas e possível interconexão com o transporte público.

    Orçamento

    Recursos próprios Outros recursos
    Investimento R$ 0,0 milhões R$ 297,1 milhões
    Custeio R$ 0,0 milhões R$ 2,3 milhões
Linhas de Ação
  • 38.1 Implementar programa de incentivo ao uso de bicicleta por meio da concessão de créditos de mobilidade – Programa Bike SP / Lei nº 16.547 de 2016

    Regionalização
    Supraregional

    Descrição do Indicador
    Nº de beneficiários ao ano

    Status
    Primeiro resultado previsto para 1º Semestre de 2018

    Execução da linha de ação
    Valor Base 2017 2018 2019 2020 - Projeção para
    2017-2020
    1º Sem 2º Sem 1º Sem 2º Sem 1º Sem 2º Sem 1º Sem 2º Sem -
    Valores acumulados - - 150000
    Valores por perí­odo -

    Último dado disponível: -
    Última atualização: janeiro/2018


  • 38.2 Implantar novo sistema de compartilhamento de bicicletas, caracterizando uma efetiva integração com capilaridade e alcance pleno do território da cidade - Programa Integra-Bike São Paulo / Lei nº 16.388 de 2016

    Regionalização
    Regionalizável

    Descrição do Indicador
    Nº de bicicletas disponíveis no sistema

    Status
    Primeiro resultado previsto para 1º Semestre de 2018

    Execução da linha de ação
    Valor Base 2017 2018 2019 2020 - Projeção para
    2017-2020
    1º Sem 2º Sem 1º Sem 2º Sem 1º Sem 2º Sem 1º Sem 2º Sem -
    Valores acumulados - 25000
    Valores por perí­odo -

    Informações adicionais sobre a execução da linha de ação


    Último dado disponível: -
    Última atualização: janeiro/2018


    2017 2018 2019 2020 Valor Acumulado - Projeção para
    2017-2020
    1º Sem 2º Sem 1º Sem 2º Sem 1º Sem 2º Sem 1º Sem 2º Sem
    Aricanduva -
    Butantã -
    Campo Limpo -
    Capela do Socorro -
    Casa Verde -
    Cidade Ademar -
    Cidade Tiradentes -
    Ermelino Matarazzo -
    Freguesia/Brasilândia -
    Guaianases -
    Ipiranga -
    Itaim Paulista -
    Itaquera -
    Jabaquara -
    Jaçanã/Tremembé -
    Lapa -
    M'Boi Mirim -
    Mooca -
    Parelheiros -
    Penha -
    Perus -
    Pinheiros -
    Pirituba/Jaraguá -
    Santana/Tucuruvi -
    Santo Amaro -
    São Mateus -
    São Miguel Paulista -
    Sapopemba -
    -
    Vila Maria/Vila Guilherme -
    Vila Mariana -
    Vila Prudente -
    A definir -

    Último dado disponível: -
    Última atualização: janeiro/2018

  • 38.3 Revisão e gestão da rede cicloviária municipal com vistas à conectividade dentro da própria malha (entre as vias cicláveis) e com os eixos do transporte coletivo, visando a atingir um índice de conectividade de 90%

    Regionalização
    Regionalizável

    Descrição do Indicador
    Índice de conectividade da rede cicloviária

    Status
    Primeiro resultado previsto para 2º Semestre de 2018

    Execução da linha de ação
    Valor Base 2017 2018 2019 2020 - Projeção para
    2017-2020
    1º Sem 2º Sem 1º Sem 2º Sem 1º Sem 2º Sem 1º Sem 2º Sem -
    Valores acumulados 64.0% - 90.0%
    Valores por perí­odo -

    Informações adicionais sobre a execução da linha de ação


    Último dado disponível: -
    Última atualização: janeiro/2018


    2017 2018 2019 2020 Valor Acumulado - Projeção para
    2017-2020
    1º Sem 2º Sem 1º Sem 2º Sem 1º Sem 2º Sem 1º Sem 2º Sem
    Aricanduva -
    Butantã -
    Campo Limpo -
    Capela do Socorro -
    Casa Verde -
    Cidade Ademar -
    Cidade Tiradentes -
    Ermelino Matarazzo -
    Freguesia/Brasilândia -
    Guaianases -
    Ipiranga -
    Itaim Paulista -
    Itaquera -
    Jabaquara -
    Jaçanã/Tremembé -
    Lapa -
    M'Boi Mirim -
    Mooca -
    Parelheiros -
    Penha -
    Perus -
    Pinheiros -
    Pirituba/Jaraguá -
    Santana/Tucuruvi -
    Santo Amaro -
    São Mateus -
    São Miguel Paulista -
    Sapopemba -
    -
    Vila Maria/Vila Guilherme -
    Vila Mariana -
    Vila Prudente -
    A definir -

    Último dado disponível: -
    Última atualização: janeiro/2018

Informações Adicionais

janeiro/2018

O Projeto Ciclomobilidade tem como objetivo estimular o uso da bicicleta como modal de transporte na cidade de São Paulo, o que proporciona intermodalidade, redução da emissão de poluentes, adoção de hábitos de vida mais saudáveis, redução do número de automóveis em circulação e aumento do uso e apropriação do espaço público pela população. Embora o uso da bicicleta como modal de transporte já esteja consolidado em diversas cidades do mundo, ainda há muito que evoluir no município de São Paulo. De acordo com pesquisa conduzida pela Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), os deslocamentos por bicicleta representam menos de 1% do total de deslocamentos na cidade. No intuito de proporcionar um aumento do uso deste modal, a Prefeitura de São Paulo implementará dois programas: Programa Integra Bike (Linha de Ação 38.2) e Programa Bike SP (Linha de Ação 38.1). O Programa Integra Bike refere-se à oferta de bicicletas compartilhadas (Bike Sharing) e será implantado pela iniciativa privada em um modelo de permissão por credenciamento. Tendo em vista que muitos munícipes não dispõem de bicicleta, o sistema de compartilhamento torna o uso do modal mais democrático. O Decreto Municipal nº 57.889, publicado em setembro de 2017, estabeleceu as diretrizes gerais para implantação de sistemas de bicicletas compartilhadas. Foi definido que as empresas operantes deverão viabilizar a liberação das bicicletas por meio do Bilhete Único, democratizando ainda mais o acesso ao serviço. Além disso, a Prefeitura definiu a tarifa máxima que cada operadora poderá cobrar dos usuários, que será o valor referente a duas tarifas de transporte público por hora de utilização, além de haver previsão de um tempo mínimo em que o uso deverá ser gratuito. O primeiro sistema de compartilhamento de bicicletas será implantado dia 25 de janeiro, aniversário do município. Já o Programa Bike SP terá por objetivo estimular o uso do modal por meio do oferecimento de créditos no Bilhete Único por cada viagem realizada. O público alvo deste programa será portadores de Bilhete Único nas modalidades Estudante e Vale Transporte e os meios de verificação do efetivo uso da bicicleta para os deslocamentos diários já estão sendo desenvolvidos. A previsão é que o programa seja implementado em fevereiro de 2018. Por fim, sabe-se que a oferta de infraestrutura para o modal (ciclovias e ciclofaixas) é de suma importância para a busca de novos usuários e para garantia de maior segurança aos usuários existentes. O compromisso dessa gestão com a infraestrutura cicloviária é no sentido de analisar toda a infraestrutura existente e promover o aumento da conectividade da rede (Linha de Ação 38.3). A conectividade da rede cicloviária significa que cada ciclofaixa ou ciclovia deve estar conectada em rede (a via não pode estar isolada) ou deve proporcionar conexão com o transporte público (estações de metrô ou trem, terminais de ônibus urbanos e corredores de ônibus). Ao longo do ano de 2017, a análise das vias cicláveis existentes teve início e espera-se que ao longo do ano de 2018 as primeiras conexões sejam definidas e implantadas, de forma a se alcançar 70% de vias conectadas ao final de 2018.