Projeto
56
Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia
Descomplica SP

  • Ficha TécnicaVer detalhes

    Nome descritivo

    Implantação de unidades de atendimento presencial com “Padrão Poupatempo” em todas as regionais.

    Situação encontrada

    Atualmente, a Prefeitura conta com 32 Praças de Atendimento localizadas em cada Prefeitura Regional. No entanto, não existe um padrão de atendimento único e as filas costumam ser longas. Dos mais de 750 serviços identificados, apenas 212 serviços podem ser solicitados presencialmente nestas localidades. Este projeto consiste na implantação de 33 unidades de atendimento com Padrão Poupatempo, sendo uma unidade móvel e 32 fixas. Os conceitos que fundamentam esta iniciativa são a ideia de cidadão único e governo único e de atendimento presencial integrado ao atendimento remoto (eletrônico e telefônico)

    Resultados esperados

    Com a conclusão do projeto espera-se melhorar o atendimento presencial da Prefeitura de São Paulo, alcançando um “padrão Poupatempo” de atendimento. Além disso, a iniciativa permitirá uma desburocratização e simplificação do acesso e da prestação de serviços públicos, facilitando a vida do cidadão paulistano. Para além da melhoria no atendimento inicial, o projeto pretende melhorar o tempo de atendimento, de execução e de conclusão na prestação dos serviços.

    Orçamento

    Recursos próprios Outros recursos
    Investimento R$ 69,9 milhões R$ 2,7 milhões
    Custeio R$ 125,3 milhões R$ 0,0 milhões
Linhas de Ação
  • 56.1 Lançar um documento com a concepção e planejamento da implantação das unidades de atendimento presencial com “padrão Poupatempo”: a) Identificação e priorização dos serviços disponibilizados b) Adequação do espaço e da infraestrutura física c) Adequação e modernização dos recursos de teleinformática d) Definição do modelo de gestão das unidades de atendimento presencial e do perfil das equipes de gestão e de atendimento e) Concepção do programa de formação e capacitação das equipes (gestão e atendimento)

    Regionalização
    Supraregional

    Marco
    Lançamento do documento

    Status
    Entrega prevista para 1º Semestre de 2018

  • 56.2 Implantar 1 unidade móvel de atendimento presencial com padrão Poupatempo

    Regionalização
    Supraregional

    Marco
    Implantação da unidade móvel

    Status
    Entrega prevista para 2º Semestre de 2020

  • 56.3 Implantar 32 unidades de atendimento presencial com padrão Poupatempo nas regionais

    Regionalização
    Regionalizado Igualmente

    Descrição do Indicador
    Soma das novas unidades implantadas

    Status
    Primeiro resultado previsto para 1º Semestre de 2018

    Execução da linha de ação
    Valor Base 2017 2018 2019 2020 - Projeção para
    2017-2020
    1º Sem 2º Sem 1º Sem 2º Sem 1º Sem 2º Sem 1º Sem 2º Sem -
    Valores acumulados Não aplicável - 32
    Valores por perí­odo -

    Informações adicionais sobre a execução da linha de ação


    Último dado disponível: -
    Última atualização: janeiro/2018


    2017 2018 2019 2020 Valor Acumulado - Projeção para
    2017-2020
    1º Sem 2º Sem 1º Sem 2º Sem 1º Sem 2º Sem 1º Sem 2º Sem
    Aricanduva - 1
    Butantã - 1
    Campo Limpo - 1
    Capela do Socorro - 1
    Casa Verde - 1
    Cidade Ademar - 1
    Cidade Tiradentes - 1
    Ermelino Matarazzo - 1
    Freguesia/Brasilândia - 1
    Guaianases - 1
    Ipiranga - 1
    Itaim Paulista - 1
    Itaquera - 1
    Jabaquara - 1
    Jaçanã/Tremembé - 1
    Lapa - 1
    M'Boi Mirim - 1
    Mooca - 1
    Parelheiros - 1
    Penha - 1
    Perus - 1
    Pinheiros - 1
    Pirituba/Jaraguá - 1
    Santana/Tucuruvi - 1
    Santo Amaro - 1
    São Mateus - 1
    São Miguel Paulista - 1
    Sapopemba - 1
    - 1
    Vila Maria/Vila Guilherme - 1
    Vila Mariana - 1
    Vila Prudente - 1
    A definir -

    Último dado disponível: -
    Última atualização: janeiro/2018

  • 56.4 Na Política de Atendimento proposta no Projeto SP156: Canal Rápido e Direto estabelecer um padrão de qualidade Poupatempo para atendimento presencial

    Regionalização
    Supraregional

    Marco
    Inclusão do atendimento presencial na Política de Atendimento

    Status
    Entrega prevista para 1º Semestre de 2018

  • 56.5 Realizar programa de formação e capacitação continuada para funcionários de 2.105 postos de trabalho envolvidos

    Regionalização
    Regionalizado Igualmente

    Descrição do Indicador
    Soma dos novos postos de trabalho capacitados

    Status
    Primeiro resultado previsto para 1º Semestre de 2018

    Execução da linha de ação
    Valor Base 2017 2018 2019 2020 - Projeção para
    2017-2020
    1º Sem 2º Sem 1º Sem 2º Sem 1º Sem 2º Sem 1º Sem 2º Sem -
    Valores acumulados Não aplicável - 2105
    Valores por perí­odo -

    Informações adicionais sobre a execução da linha de ação


    Último dado disponível: -
    Última atualização: janeiro/2018


    2017 2018 2019 2020 Valor Acumulado - Projeção para
    2017-2020
    1º Sem 2º Sem 1º Sem 2º Sem 1º Sem 2º Sem 1º Sem 2º Sem
    Aricanduva - 65
    Butantã - 65
    Campo Limpo - 65
    Capela do Socorro - 65
    Casa Verde - 65
    Cidade Ademar - 65
    Cidade Tiradentes - 65
    Ermelino Matarazzo - 65
    Freguesia/Brasilândia - 65
    Guaianases - 65
    Ipiranga - 65
    Itaim Paulista - 65
    Itaquera - 65
    Jabaquara - 65
    Jaçanã/Tremembé - 65
    Lapa - 65
    M'Boi Mirim - 65
    Mooca - 65
    Parelheiros - 65
    Penha - 65
    Perus - 65
    Pinheiros - 65
    Pirituba/Jaraguá - 65
    Santana/Tucuruvi - 65
    Santo Amaro - 65
    São Mateus - 65
    São Miguel Paulista - 65
    Sapopemba - 65
    - 65
    Vila Maria/Vila Guilherme - 65
    Vila Mariana - 65
    Vila Prudente - 65
    A definir -

    Último dado disponível: -
    Última atualização: janeiro/2018

  • 56.6 Garantir que todo serviço prestado nas unidades de atendimento presencial com padrão Poupatempo conste no Guia de Serviços da Prefeitura e tenha prazos previamente estabelecidos

    Regionalização
    Supraregional

    Descrição do Indicador
    Número de serviços no Guia/Número total de serviços atendidos nas unidades presenciais

    Status
    Primeiro resultado previsto para 1º Semestre de 2018

    Execução da linha de ação
    Valor Base 2017 2018 2019 2020 - Projeção para
    2017-2020
    1º Sem 2º Sem 1º Sem 2º Sem 1º Sem 2º Sem 1º Sem 2º Sem -
    Valores acumulados Não aplicável - 100% 
    Valores por perí­odo -

    Último dado disponível: -
    Última atualização: janeiro/2018


Informações Adicionais

janeiro/2018
Em 2017, foram definidos os mais de 20 parceiros do Descomplica SP, entre órgãos municipais, estaduais e federais, garantindo a oferta de mais de 350 serviços, sendo mais de 100 deles presenciais, além dos eletrônicos e as informações.

Também foi definido o local para o piloto do projeto, a Prefeitura Regional de São Miguel Paulista. A partir disso, foram realizados estudos e a reforma do espaço físico. Foram adquiridos, inclusive por meio de doações, os recursos de infraestrutura, mobiliário, tecnologia da informação, link de internet e sistema de gestão do atendimento. No total serão 64 postos de atendimento ocupando uma área de 1.200 m2.

Foi definido o perfil e o quadro de pessoal que irá compor a equipe da unidade piloto, assim como foi preparado um programa de capacitação que contemple tanto o aspecto comportamental quanto o técnico. Desta forma, no primeiro semestre de 2018, será inaugurada a unidade piloto do Descomplica SP que deve acomodar a demanda reprimida não só da região de São Miguel Paulista, mas dos bairros do entorno.